NICPRI
ApresentaçãoNotíciasNicpri nos mediaMembros DoutoradosGrupos de InvestigaçãoActividadesPublicaçõesPerspectivas - Portuguese Journal of Political Science and International RelationsFormação Avançada (Mestrados e Doutoramentos)Contactos
Apresentação
Apresentação

O Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (NICPRI) é um Centro FCT de natureza interdisciplinar e interinstitucional, que tem como entidade gestora a Universidade do Minho, e que se alicerça em duas instituições de acolhimento: a Universidade do Minho e a Universidade de Évora.

Através do NICPRI, a Universidade do Minho é representante insitucional do ECPR - European Consortium for Political Research.

O NICPRI foi formalmente criado em Maio de 2000 e é, desde 2004, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia ao abrigo do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

O NICPRI é um Núcleo de  EXCELÊNCIA desde 2008 de acordo com a avaliação feita às Unidades de I&D pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Enquanto centro interdisciplinar, o NICPRI organiza as suas actividades de investigação e de formação avançada em torno de dois grandes eixos ou linhas de investigação:

"State, European Union and International Relations" , desenvolvida primordialmente pelos membros do Pólo da Universidade do Minho;


"Europe, Society, Citizenship and Global Dynamics" , desenvolvida primordialmente pelos membros do Pólo da Universidade da Universidade de Évora.


A existência de dois grupos de investigação não é todavia impeditiva de um salutar intercâmbio entre linhas de investigação, dos vários membros que integram o NICPRI.

O NICPRI tem como objectivos principais da sua estratégia de acção:


1 - Fomentar a investigação e o ensino nos domínios da Ciência Política e das Relações Internacionais, com níveis de qualidade compatíveis com os padrões internacionais de referência;


2 - Dinamizar e fortalecer os programas de formação avançada que tem sob a sua alçada (incluindo as actividades respeitantes à orientação de dissertações de Mestrado, teses de Doutoramento e projectos de pós-Doutoramento):

Programas de Segundo e Terceiro Ciclos

Mestrado em Ciência Política (UMinho)
Mestrado em Relações Internacionais (UMinho)
Mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial (Uminho/Universidade de Vigo)
Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais (UMinho)

Mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus (UÉvora)
Doutoramento em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (UÉvora)

3  - Participar em redes e programas de investigação nacionais e internacionais com incidência nas suas linhas de investigação;
4 - Promover projectos conjuntos envolvendo os diversos membros do Núcleo;
5 - Concretizar parcerias no âmbito de projectos de natureza multidisciplinar com instituições nacionais e estrangeiras.

Actualmente, o NICPRI conta com 24 membros integrados doutorados e 45 colaboradores, sendo alguns assistentes de investigação.

O NICPRI conta com uma Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico (CEPAC) constituída por três individualidades nacionais e internacionais, de reconhecido mérito nas áreas de actuação do núcleo. É da competência desta Comissão a análise e acompanhamento das actividades e do funcionamento do núcleo, bem como a emissão de um parecer sobre o plano e relatório de actividades e orçamento anuais. 

A última avaliação da CEPAC ocorreu em 2012, reportando-se ao período de 2011.

Membros da CEPAC:


O NICPRI é um Núcleo de  EXCELÊNCIA desde 2008, no seguimento da avaliação às Unidades de I&D realizada pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Perspectivas #03
Área Reservada
Utilizador:
Password:
Contactos

Tel. +351 253 601 920
Fax. +351 253 601 380
E-mail: nicpri@eeg.uminho.pt
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia